quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A superexposição nas redes sociais


A consequência da superexposição nas redes sociais


     Com toda tecnologia disponível e diversos meios de comunicação on-line, é comum acompanharmos a rotina de amigos, famosos, e até mesmo de desconhecidos por redes sociais. Não só acompanhamos como expomos nossas rotinas igualmente, o que pode vir a ser um problema para a população em geral.
    Grande parte das redes possuem configurações de privacidade às quais funcionam em prol do indivíduo que a utiliza. Essas, com o intuito de fazer com que os internautas se sintam mais à vontade, praticamente não são acionadas pela maior parte dos navegantes, pelo desconhecimento das mesmas ou pela  vontade do indivíduo de se expor, seja para ganhar “fama” ou atrair amigos. O desconhecimento de tais configurações pode levar à exposição excessiva do indivíduo, sendo assim cria-se a degradação de sua imagem ou semelhante a isso. O processo de superexposição começa quando o indivíduo torna público algo que diz respeito à sua vida, que seja pessoal ou não. Há diversos relatos de furtos domiciliares e assaltos nas ruas pelo fato de que internautas publicam até mesmo o horário que saem de casa e/ou quando estão sozinhos, adicionando, também, sua localização precisa, destino, minutos e datas específicos ; fato este que contribui para essa superexposição.
     A preservação e privacidade do ser humano é inerente a este. Usufruir de nossa avançada tecnologia também é algo necessário e prazeroso, exceto quando nos prejudica em algum aspecto. Novas tecnologias foram criadas para serem exploradas de forma saudável, e, é assim que os internautas devem a tratar. Será a internet um ambiente adequado para a exposição máxima do indivíduo? Devemos nos precaver de qualquer erro que possamos cometer, uma vez que, se é público, não só seus amigos ou seguidores têm acesso, mas também pessoas fora de seu núcleo de amizades. Devemos limitar a publicidade de postagens pessoais, restringindo apenas aos nossos amigos e familiares. Ainda não foi realizada nenhuma campanha contra a superexposição, mas espera-se que cada um de nós façamos nossa parte, nos preservando e assim tornando a internet um ambiente mais seguro, tanto para nós quanto para nossos conhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário